quinta-feira, 30 de junho de 2011

Transporte coletivo da faculdade em estado precário


O caos dessa cidade por conta da deficiência da administração pública
tornou-se uma assombração para os cidadãos Caravelenses..
.

Em Caravelas parece-se que pode tudo, o caos dessa cidade por conta da deficiência da administração pública tornou-se uma assombração para os cidadãos Caravelenses, é no mínimo uma falta de respeito para com o ser humano e num geral é uma ofensa à dignidade da pessoa humana.
A omissão da Prefeitura de Caravelas já não muito cedo é notícia de jornal e bagatelas, as indiferenças do governante no que tange os problemas municipais já nos fazem perder a esperança de uma cidade melhor, cidade essa que sofre e que almeja socorro. Os Caravelenses estão soterrados, precisando realmente de uma luz, uma esperança, um motivo e uma razão de se orgulhar da nossa abismada Cidade. Dentre a imensidade de problemas existente, aqui me faz destacar a falta de organização do transporte coletivo da faculdade, especificamente no turno matutino, a condução que nos leva a Teixeira de Freitas-Ba além do total desconforto, posto que vamos sentados num banco duro, sem inclinação e que me parece mais uma taboa com forro, e em estado precário nos fazem passar por risco de graves acidentes, por causa de seus problemas mecânico, entre eles até falha de freio, se já não fosse o suficiente para se caracterizar um desrespeito a nossa dignidade, muitas vezes por falta de espaço os estudantes são postos para sentar-se no chão, sinceramente é uma cena humilhante, acordamos cedo com objetivo de aperfeiçoar nossos conhecimentos, de garantir, ou ao menos tentar uma vida melhor com um curso profissionalizante e nos deparamos com tal situação.
Plataforma Freire ainda é pior...
 E no caso dos professores que fazem Plataforma Freire, ainda é pior, posto que no nosso veículo de locomoção, há hierarquia no que diz respeito às faculdades, no caso deles é a ultima, são eles que vão sentando no chão do veiculo quando se falta espaço, por eles que talvez deviam-se um tratamento melhor, pois estão realmente se profissionalizando para obter um nível superior e com objetivo tão somente na educação dos estudantes da nossa cidade, afastam-se de casa o dia inteiro, por uma semana ao mês e é assim que ganham o reconhecimento, hoje o reconhecimento é o desrespeito.
 Nossa carência, em muito nos fazem desanimar, uma viagem que já é cansativa por ser diária, agora se tornou também incerta, pois agora não se garante mais se vamos ou não pra faculdade, por que não há vagas! Na verdade não há vagas porque também não há uma condução apropriada, digna de nos transportar ao nosso alvo (estudo) O transporte tem que ser adaptável a nossa necessidade e não a gente a ele.
Há falta de verba na educação?                                            
A resposta que nos dão é a falta de verba, será mesmo falta de verba? Onde estão sendo empregadas todas as verbas municipais? Questiono, pois se há falta de verba na educação, o dinheiro está sendo dilapidado em outros setores, será na Saúde? Obras? Desenvolvimento urbano? Ação social? Cultura? Turismo? Esporte? Pesca? Onde será?! Eis a questão! No nosso sistema brasileiro todos são iguais perante a lei, entretanto, em Caravelas é diferente. Aqui, há um tratamento diferenciado, tem os privilegiados e depois os medíocres. 
É bom lembrar que os deveres do município são previstos em leis, assim como a garantia do transporte escolar do nível superior, e as leis são feitas para ser cumpridas e respeitadas, dentre os deveres do município, rememorarei alguns, que inclusive esta prevista na lei orgânica da nossa cidade. Sendo que: Art. 7°- O Município garantirá a imediata e plena efetividade dos direitos e garantias individuais e coletivas, mencionados na Constituição da nossa Republica e na Constituição do Estado, bem como daquelas constantes dos tratados e convenções internacionais pela Republica Federativa do Brasil.”.
Art.8°- Ninguém será discriminado, prejudicado ou privilegiado em razão do nascimento, idade, etnia, raça cor, sexo, orientação sexual, estado civil, trabalho rural ou urbano, religião, convicções políticas ou filosóficas, deficiência física ou mental, por ter cumprido pena, nem por qualquer particularidade ou condição social.”
Art.9°- O município estabelecerá, em lei, dentro de seu âmbito de competência, sanções de natureza administrativa par quem descumprir o disposto no Artigo anterior.”
Dá pra entender agora a natureza real do que estão fazendo conosco? Percebem a tamanha desordem do nosso Município? Além de nos ferir eles estão ferindo a própria lei Municipal que esta de acordo com a lei maior ,que é a Constituição Federal da Republica Federativa do Brasil, estão desafiando e extrapolando os limites da lei do nosso país, e no mais, nossa dignidade individual e coletiva.

Por Camila C. Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário