quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tradicional feira de abadás reuni foliões em Salvador



Neste ano, evento ocorre em área próxima ao Shopping Aeroclube.
Cerca de 2 mil pessoas passam por dia pelo local, segundo vendedores.
Abadás expostos na Feira do Abadá, em Salvador (Foto: Edgar de Souza/G1)

Os abadás são os produtos mais valorizados em Salvador durante o período de carnaval. A negociação dessas roupas, que servem de ingresso para blocos e camarotes, aquece o mercado informal em uma já tradicional feira, conhecida como Feira do Abadá.
 Depois de funcionar por 12 anos no estacionamento do Shopping Aeroclube, neste ano os camelôs tiveram de sair do local e passaram a trabalhar em uma área vizinha. Os próprios feirantes pagam por segurança privada e também arcam com os custos da instalação de banheiros químicos para atender o público.

“A origem da feira é a troca de abadás. Muita gente compra para sair no bloco tal, em determinado dia, mas se arrepende depois e quer trocar. Isso não é permitido nas lojas oficiais, então a feira surgiu como alternativa”, explica o taxista Jair Oliveira, de 46 anos, que deixa o táxi em casa durante a semana de carnaval e se dedica exclusivamente à negociação dos abadás.
taxista Jair Oliveira, que durante o carnaval
negocia abadás (Foto: Edgar de Souza/G1)
De acordo com Oliveira, cerca de duas mil pessoas passam por dia pela feira, que sempre é realizada entre a segunda-feira da semana anterior e a terça-feira de carnaval, entre 8h e 22h. “Acredito que 50% das pessoas que desfilam nos blocos compram os abadás aqui. Temos opções de todos os blocos para vender. Já tenho até clientela fixa, que bem antes do carnaval me procura pela internet e por email”, diz.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário