segunda-feira, 25 de julho de 2011

Amy Winehouse morreu aos 27 anos.

Foto da Web.
Amy Winehouse foi encontrada morta em casa, aos 27 anos. Recorde a curta carreira de cantora britânica, que esteve em Portugal em 2008.

http://ego.globo.com/Gente/foto/0,,53789266-GDV,00.jpg
A polícia inglesa confirmou  a morte da cantora britânica Amy Winehouse, encontrada sem vida, aos 27 anos, num apartamento em Camden Square, Londres na tarde desta.
A polícia britânica não encontrou circunstâncias suspeitas no apartamento de Amy Winehouse, falecida no sábado, em Londres, segundo fonte ligada à investigação do caso, enquanto a autópsia da cantora continua a decorrer. por tanto  não é possivel ainda afirma as causas da morte da cantora, conhecida pelos problemas com drogas e álcool e que recentemente tinha saído de uma tratamento.
Em junho, a cantora cancelou toda a digressão europeia, que incluia uma passagem por Portugal, pelo festival Sudoeste.
Britânica, natural de Londres, a cantora Amy Winehouse, completaria 28 anos no próximo dia 14 de setembro. Vinda de uma família judia composta de quatro pessoas, viveu a infância e adolescência em Londres com pai Mitchel Winehouse, a mãe Janis e seu irmão mais velho Alex Winehouse.
 Amy era famosa pela voz marcante e visual arrojado. Começou no mundo da música aos dez anos, quando fundou a sua própria banda amadora de rap Sweet'n' Sour, as Sour. Ganhou a primeira guitarra aos 13 anos e aos 16 já cantava soul profissionalmente. O primeiro álbum (Frank ) foi lançado em 2003, o segundo (Back to Black) em 2006, atualmente trabalhava no terceiro disco. Amy cantava e compunha músicas de soul e Jazz famosas no mundo inteiro. porém junto a fama veio a estravagancia, por consumir drogas desde os 18 anos, Amy  passo a ter sua carreira atribulada, e  marcada por escândalos, exageros e problemas com drogas e álcool. Deixou a clínica de reabilitação em 2010, onde realizou um tratamento contra a dependência química. Os fãs garantem que será recordada acima de tudo pela música, apesar dos escândalos pelos quais ficou famosa.  A procura dos álbuns de música da cantora aumentou 300 por cento nos pedidos online da FNAC. De acordo com Viriato Filipe, "a trágica notícia" da morte de Amy Winehouse fez aumentar de imediato as encomendas online, através do site da FNAC, e também nas lojas, estimando que "nas mais pequenas já deverão ter esgotado".

Fonte: G1.com

terça-feira, 19 de julho de 2011


Segundo os moradores, a rede de água pluvial está obstruída há mais de 5 anos (acreditem), foi necessário cavar um buraco enfrente das casas para terem água, e ainda ter que entrar dentro do buraco para aparar água em uma bacia.
São péssimas as condições de vida que os moradores de Rancho Alegre vivem, é difícil agüentar, esperar por serviço ou obra que certos governantes prometem durante a campanha, e passada a eleição, se fazem de esquecidos ou simplesmente fogem compromdos issos que prometeram. “Todos os dias é esse sofrimento, tenho que andar por ruas e mais ruas com baldes e bacias na cabeça, e a noite não agüento de tanta dor no corpo, causadas pelo peso da água, disse uma moradora de Rancho Alegre. Mas, todo esse transtorno e sofrimento seriam resolvidos se a verba pública realmente fosse usada em obras públicas, como, saneamento básico, rede de água pluvial e etc. É um absurdo, moradores que pagam seus impostos terem que cavar buracos enfrente a casa para terem água, sem essa do povo substituir a obrigação do prefeito e de seus secretários. Afinal, se eles já fazem tão pouco com o muito que arrecadam de nós, desobrigá-los é um perigo.
Falta de infra-estrutura, saneamento básico, rede de água pluvial, abandono e respeito: são assim que vivem os moradores do distrito de rancho alegre/caravelas: cansados de conviver com o descaso por parte do gestor loló, os moradores convidaram as equipes do liberdadenews e do programa o sistema é bruto, para ver de perto os problemas e constatar o descaso da prefeitura municipal de caravelas.
Aluna é comtemplada por melhor redação
Foi realizado no Colégio Dep. Afrízio V. Lima a entrega do prêmio do concurso de melhor redação patrocinado pela Marinha do Brasil, com o tema “Luzes da Amazônia”. A ganhadora do concurso foi aluna da 7º ano do, Evelly Anne Santana da Silva, 12 anos. Recebeu como prêmio, um computador, acompanhada de sua mãe Dilcélia Santana da Silva. Em 2º lugar o aluno, também do 7º ano ensino fundamental, Thúlio Pereira dos Santos, foi premiado pela diretora do Colégio Dep. Afrízio, Célia Mª Siquara. O evento contou ainda com a presença dos representantes da Marinha do Brasil, a secretária de Educação Luciara Carrilho, a direção da escola, professores e alunos.
Os alunos premiados foram mediados pela professora, Josélia Aparecida que se dedicou juntamente com a professora Izacarle na elaboração das redações.

Equipe do PSF 03 da Barra realiza Pré-Conferência de Saúde
As Conferências municipais e estaduais antecedem a Conferência Nacional e são realizadas em todo o país. Elas tratam dos mesmos temas já previstos para a etapa nacional e servem para discutir e aprovar propostas prévias que contribuam com as políticas de saúde e que serão levadas, posteriormente, para discussão mais ampla durante a Conferência Nacional. Foi o que aconteceu na Barra de Caravelas, 30 de Junho, no colégio Dep. Afrízio Vieira Lima. O encontro foi promovido pela equipe de saúde do PSF 03 da Barra, contou com a presença de médicos enfermeiros, psicólogos e agentes de saúde. Assim como a comunidade que se fez presente para expor sua opinião no que diz respeito aos serviços que estão sendo prestado a saúde Barrense, e sugerindo soluções para os problemas  existentes. Na oportunidade foram escolhidos os delegados que irão representar a Barra na Conferência Municipal em Caravelas: são titulares, José Esperidião e Maria Brás Trindade Falcão, Laerte Batista e Eliane da Conceição Pimenta Machado.
Diretora da APAE-CARAVELAS falou a reportagem do Diário

O Jornal O Samburá esteve a convite da
diretora Valéria Cláudia, visitando a sede da APAE de Caravelas, localizada no distrito de Ponta de Areia. A APAE – Escola de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caravelas é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. 
A APAE de Caravelas desenvolve um trabalho importante de inclusão. Na escola o foco é trabalhar no desenvolvimento das habilidades de cada aluno, e não em suas dificuldades. Isso acontece através de cursos de artesanato, pintura, brincadeiras e jogos pedagógicos. A diretora Valéria contou que assim os alunos vão convencendo a sociedade de que são capazes de desempenhar várias tarefas e conquistam respeito.
As professoras, servente e diretora são pagos com valor de 2.345.00 reais repassados pela prefeitura todo mês. Além desses a APAE conta com o serviço voluntário de duas merendeiras. Cadastrada no Ministério da Educação desde 2010 e atualmente com 38 alunos matriculados, a APAE precisa do apoio financeiro através de doações de pais e de empresas locais. O maior desafio da atual gestão, segundo Valéria, é aumentar o número de contribuições, a receita ainda é pequena são apenas 5.676.78 reais, para cobrir as despesas da escola que chega a 5.614.17 reais, fica apertado arcar com todos os custos da escola. Só o aluguel da casa é 400 reais!
A diretora Valéria também chamou a atenção para a transparência de todo o processo: “Faço questão de deixar sempre transparente para a sociedade que nosso trabalho é sério e que os alunos realmente necessitam da parceria e da colaboração de todos”. Pensando no futuro, a APAE não está medindo esforços para construir a sede definitiva da Escola em um terreno cedido pelo ex-prefeito Neovaldo David de Oliveira, na praça Saraiva, em frente a quadra de Ponta de Areia. Todas as pessoas, grupos e empresários que possam contribuir, tanto financeiramente ou com doação de alimentos ou material de limpeza devem procurar a Escola, que fica aberta de segunda a sexta feira das 8 às 12 horas.    
DB- Essa é sua primeira experiência com especiais?   “Eu trabalho com especiais alguns anos, mesmo antes de vir pra cá, eu já falava com deficientes auditivos, e vejo a possibilidade como diretora, de está ajudando. Na realidade isso é doação, doar e receber amor, quem doa recebe”.
DB- O tema esse da semana do excepcional é a pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. O que você tem a dizer sobre esse tema?   A pessoa com deficiência normalmente são escondidas, nem tanto pela família. Nós tentamos quebrar essa cultura da diferença, porque não tem nada pior pra alguém do que não ser notado em suas necessidades básicas. Então é necessário que essas pessoas sejam engajadas na sociedade com seus direitos e também sendo conhecedoras dos seus deveres. Tenha coragem de ser diferente. Eu estou tendo coragem de quebrar paradigma.
DB - Existem avanços visíveis no que diz respeito à coordenação motora ou psíquica nos alunos assistido pela Escola Sonho Real? É interessante quando nós falamos com avanço das pessoas com necessidades educacionais especiais, que é o caso dos alunos da APAE. Falamos de pequenos avanços pra maioria, mais que pra nós são avanços gigantescos. Pro exemplos, uma criança que não se alimenta sozinha e passa a se alimentar, uma criança que não consegue falar a letra A, e escrever a letra A e começa escrever. As necessidades básicas como higiene pessoal, ela aprende a higiene pessoal. Então tem uma serie de coisas, às vezes esse o aluno vem pra cá, o pai e a própria sociedade, espera que ele saia daqui um intelectual, e não é assim.  Ele tem seu potencial mais precisa de tempo para o aprendizado para ser desenvolvido. Nós sozinhos somos fracos, mais juntos somos fortes na causa que abraçamos. Nós queremos que esse aluno possa se descobrir, expandir seu conhecimento, avançar e principalmente aumente ainda mais a vontade de viver.
DB - Como você se sente trabalhando com pessoas que precisando de tanto carinho e atenção? Eu tenho amor pelo que faço, amor pela as crianças e considero uma missão, ter uma parcela de culpa, uma culpa boa fazer com que a sociedades pense de maneira diferente. Eu sinto que estou contribuindo pra isso, na medida em que as pessoas se aproximam de mim acabam vestindo essa camisa também. Afinal, tudo que é feito com amor as pessoas percebem. Não tem como você fingir o tempo todo eu realmente amo e procuro na medida do possível fazer o que eu posso.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Três Tubarões foram pescados na Barra com Espinhel.

O que é a pesca de Espinhel?  É um tipo de arte de  pesca à linha. Constituído por uma linha principal, forte e comprida, de onde dependem outras linhas secundárias mais curtas e em grande número, a intervalos regulares, onde cada uma termina um anzol. Existem também flutuadores (bóias) e lastros (por exemplo: chumbo ou pedras) que são responsáveis, respectivamente pela flutuabilidade .
 Foi através desse instrumento de pesca que um dos pescadores mais experiente da Barra Arlindo Oliveira Santos há 30 anos exercendo a profissão de pescador fez uma pescaria surpreendente, capturou 3 tubarões em seu espinhel armado na “Terra de Popa Verde”- nome dado para o pesqueiro do Sul. Os três tubarões foram rebocados pelo barco do pescador até o porto da Barra. O fato ocorreu no dia 06 de Julho, dia 06 de julho e causou grande agito na população que fez questão de ver de perto a fera dos mares.Arlindo Oliveira Santos há 30 anos exercendo a profissão de pescador fez uma pescaria surpreendente, capturou 3 tubarões em seu espinhel armado na “Terá de Popa Verde”- nome dado para o pesqueiro do Sul. Os três tubarões foram rebocados pelo barco do pescador até o porto da Barra. O fato ocorreu no dia 06 de Julho, dia 06 de julho e causou grande agito na população que fez questão de ver de perto a fera dos mares.  Foram dois tubarões cabeça chata que chegou a pesar mais de 200 quilos e uma tintureira com 170 quilos, limpado na beira do Porto da Barra e depois vendido ao frigorífico Julio e Neide na Barra de Carvelas.

Arraias - Jamantas visitam o litoral Paulista.

Pesquisa revela pela primeira vez rota da raia-jamanta no atlântico Sul.
As raias navegam grandes distâncias pelas regiões tropicais e subtropicais do globo, mas se concentram em poucos locais.
No Atlântico Sul freqüentam o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, um rochedo a 35 quilômetros da costa, abriga dez espécies de aves e 196 tipos de peixes.

“Na nossa região ela não é alvo de pesca, a carne não é boa, só que com a utilização cada vez maior das redes de espera, tartaruga para, golfinho para, muitos animais que não são alvos da pesca acabam parando nessa rede", explica Guilherme Kodja, coordenador do Projeto Mantas do Brasil. “É importante ter uma área dessa porque tem muitos animais para serem estudados, a raia-jamanta é só um deles", diz José Edmilson de Melo Jr., gestor do Parque Marinho da Laje de Santos.
Há cinco anos, os pesquisadores estudam as raias que aparecem na região. Já fotografaram mais de 70 o que torna a Laje de Santos o terceiro melhor lugar do mundo para se avistar as jamantas."Um pequeno aparelho serve como um minilaboratório, então ele tem uma série de sensores que vão captar informações da água, como temperatura, luminosidade, localização”, explica coordenador do Projeto Mantas do Brasil.Com um arpão, o mergulhador fixa o equipamento nas nadadeiras. Depois de 80 dias, o cilindro se solta e volta à superfície. Transmite as informações para um satélite, que repassa tudo para os pesquisadores. As informações recebidas pelo aparelho que monitora as raias, na última temporada, já trouxeram dados inéditos como por exemplo, a capacidade que a raia-jamanta tem de fazer mergulhos em grandes profundidade, elas chegam a 800 metros. O mais preocupante é que um aparelho foi encontrado em terra, na cidade de Sepetiba, no Rio de Janeiro. "É um local tradicional de lançamento de redes de espera, isso serviu pra mostrar o risco real que essa espécie tem na nossa região", afirma Guilherme Kodja, coordenador do Projeto Mantas do Brasil.
O Peixe – Diabo
A raia-jamanta é conhecida como peixe-diabo, por causa das nadadeiras que lembram chifres. Ela é um dos maiores peixes da Terra: pesa mais de duas toneladas e chega a medir oito metros de envergadura. Tem até cinco mil dentes minúsculos. A boca funciona como um aspirador gigante, que filtra água para absorver plâncton, a base da cadeia alimentar nos oceanos. "Elas são dóceis, gostam de interagir, de sentir as bolhas que a gente solta", diz Paula Romano, pesquisadora.
Na água transparente elas parecem voar. Em Moçambique, na África, os turistas pagam em média quatro mil dólares por uma semana de mergulho ao lado delas. O país tem uma das maiores concentrações de jamantas em todo o mundo e é sede de uma organização internacional que cuida da preservação da espécie. Os cientistas monitoram as áreas onde elas mais aparecem para se alimentar e acasalar.
Depois de alguns mergulhos, é hora de voltar, mas a temporada das raias só está começando. Até o final do inverno serão muitas viagens até a Laje de Santos. "Se nós conseguirmos tirar um animal da lista internacional das espécies em extinção, eu diria que eu já teria completado a missão da minha vida", declara Kodja.
"Eu espero que meus netos conheçam pessoalmente, assim como eu conheci. E a sensação de mergulhar com ela também, parece uma manta mesmo, que ela te abraça", diz Paula Romano, pesquisadora.
Pronúncia
Há duas formas corretas de pronunciar o nome deste peixe: arraias ou raias. A reportagem seguiu a segunda, usada pelos entrevistados.
Fonte: G1 

sábado, 9 de julho de 2011

Secretario Municipal de Turismo e Esportes visita sede do Jornal O Samburá.



O Secretário Municipal de Turismo e Esportes, Fábio Negrão, esteve na última terça-feira (05/07) na sede do Jornal O Samburá, para conhecer o espaço, recém inaugurado, e também para planejar ações com a equipe do jornal. Entre os temas debatidos, estavam a necessidade de novos espaços de formação sobre comunicação social e produção de vídeos, a questão da visibidade e divulgação dos atrativos turísticos do município de Caravelas e seus distritos e a promoção de atividades educativas voltadas para crianças, jovens e comunidade de pescadores e pescadoras artesanais da Barra.
A equipe ainda tomou conhecimento, através do secretário municpal, do Projeto de Construção do Parque Sócio-Educativo e Ambiental, proposta do Instituto Baleia Jubarte em parceria com a Prefeitura Municipal de Caravelas. Este Parque seria construído na Praia do Grauçá, no mesmo local onde já existiu o Museu da Baleia, museu ao ar livre que tinha no acervo o esqueleto completo de uma baleia Jubarte, mas que devido ao desgaste natural e situação de abandono, foi desativado em 2005. A equipe do Samburá chamou a atenção do secretário para a necessidade de criação de espaços como este também na comunidade da Barra, região muito carente de espaços de lazer e educativos.
Além destas demandas, o grupo planejou novos encontros e a realização de oficinas de produção audiovisual, turismo e jornalismo comunitário.

A sede do Jornal Comunitário O Samburá fica na Pastoral da Igreja Católica de Barra de Caravelas, faça uma visita!  

FONTE: Farolparaabrolhos.blogspot.com

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Baleia Jubarte é encontrada na Praia do Manguinho em Barra de Caravelas.

Foi encontrada por pescadores uma baleia espécie Jubarte na praia do Manguinho em Barra de Caravelas, na manhã dessa sexta-feira, o mamífero estava boiando no mar a 300 metros da praia, porém o forte vento que soprava do sul, a empurrou para a areia.

Muitos populares e curiosos foram até o local ver de perto, porém a Jubarte já estava em estado de decomposição. Já não tinha a cabeça, as nadadeiras, a calda.
Ainda se pode afirmar a causa da morte alguns pescadores acreditam que ela deve ter se encalhado na parte rasa e morreu. É possível que ela estivesse morta pelo menos 20 dias, o que atraiu alguns predadores, como o tubarão e devorou parte do seu corpo.
   


terça-feira, 5 de julho de 2011

Correios divulgam resultado final de provas objetivas para 9,1 mil vagas.
São 39 cargos, sendo 34 de nível superior e cinco de nível médio.
Concurso teve mais de 1 milhão de inscritos.
Correios realizam seleção para seis
especialidades e atividades (Foto: Divulgação)
O resultado final das provas objetivas (nomes dos candidatos e as notas obtidas nos exames) para 9.190 vagas de nível médio e superior nos Correios foi divulgado nesta terça-feira (5) no "Diário Oficial da União". O resultado pode ser conferido no site www.in.gov.br, na Seção 3, a partir da página 127 até 237, para os cargos de nível médio - clique aqui para ver, a partir da página 237 até 281 para nível superior  - clique aqui para ver, e da 281 até 284 para nível médio/técnico - clique para ver.
O resultado final vem pelo nome do cargo, atividade, diretoria regional, localidade-base, número de inscrição, nome do candidato em ordem alfabética e nota final nas provas objetivas. No entanto, às 8h30, o site do "Diário Oficial da União" saiu do ar devido ao grande número de acessos. Por volta das 13h, o sistema foi restabelecido.
O resultado também foi disponibilizado nesta terça-feira, por volta das 9h, para consulta individual no site https://www.security.cespe.unb.br/correios_11_espelho/ConsultaEspelhoDesempenho/. Para consultar o resultado, o candidato deverá informar o seu CPF e sua senha cadastrada no Cespe/UnB. No entanto, por volta de 11h, o link apresentava instabilidade também devido ao grande número de acessos.
A instituição informou que as listas com nomes e notas que saíram nesta terça no "Diário Oficial da União" também serão divulgadas no site da organizadora na quinta-feira (7).
O concurso dos Correios, cuja prova escrita foi realizada no dia 15 de maio, contempla 39 cargos, sendo 34 de nível superior e cinco de nível médio. Para todas as 829 vagas de nível superior, foram inscritos 65.466 candidatos. Somando-se as 9.190 do concurso, foram mais de 1 milhão de inscritos (veja tabela no fim do texto).
Clique nos links dos cargos para ver os resultados


No resultado divulgado nesta terça, a ordem dos estados é a seguinte: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás-Tocantins, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará-Amapá, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
Na terça-feira (28), a organizadora havia informado que o resultado para 8.346 vagas de agente dos Correios - 2.272 para atendente comercial, 5.060 para carteiro e 1.014 para operador de triagem e transbordo - sairia no dia 6. Como o resultado final das provas objetivas para 844 vagas de nível superior e nível médio técnico já estava previsto para 5 de julho, conforme divulgado no edital do concurso, a organizadora decidiu unificar os resultados de todos os cargos.
Próximas etapas
A divulgação da relação dos classificados no concurso será feita somente após a realização da perícia médica para os candidatos que se declararam portadores de deficiência, prevista a partir da próxima segunda-feira (11), e da avaliação da capacidade física e laboral para os cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo. Haverá também exames médicos.
De acordo com os Correios, os candidatos aprovados na prova objetiva serão convocados para as etapas seguintes por meio de Sedex, carta registrada com aviso de recebimento (AR) ou telegrama. As convocações dos candidatos também serão publicadas em edital próprio no “Diário Oficial da União” e divulgadas no site www.correios.com.br/institucional/concursos/correios/.
O Cespe/UnB ressalta que, conforme consta nos editais, é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao concurso que serão publicados no "Diário Oficial da União" e divulgados na internet, no site do Cespe/UnB (www.cespe.unb.br).
Avaliação física
A avaliação da capacidade física e laboral para carteiros e operador de triagem e transbordo deve ocorrer entre agosto e setembro. Os Correios serão responsáveis por essa etapa.
O edital desse concurso contém o número de candidatos que serão chamados conforme a quantidade de vagas disponível em cada região.
Na localidade-base em que a seleção for para formação de cadastro, serão convocados no máximo de 10 candidatos. Todos os que deverão passar por essa etapa serão avisados por telegrama ou carta, segundo o edital.
Essa fase inclui três tipos de exercícios: barra fixa (masculino e feminino), corrida de 12 minutos e dinamometria (força muscular, também com provas masculina e feminina).
O teste físico não terá pontuação, mas vai indicar se o candidato está apto ou não ao cargo. De acordo com o edital, os candidatos serão informados da aprovação ou eliminação nesta fase do concurso público logo após o término dos testes.
Contratação
No último dia 27, durante seminário em São Paulo, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, disse que todos os aprovados no concurso para 9.190 vagas serão contratados, mas não de uma vez só. “Não dá para contratar todo mundo de uma vez”, disse. “Vamos contratar todo mundo assim que possível”. A ECT prevê que até o final de outubro todos os aprovados estejam trabalhando. 

O salário-base para agente é de R$ 807,29, de analista é de R$ 3.211,58, para auxiliar de enfermagem é R$ 1.003,57, e para técnico em segurança, de R$ 1.494,46, acrescido de benefícios como vale-alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio creche ou auxílio babá, auxílio para filhos dependentes portadores de deficiência física, assistência médica e odontológica e plano de previdência complementar, além de plano de cargos e carreiras e possibilidade de desenvolvimento profissional.
G1.Com

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Santo protetor dos pescadores é festejado na Barra.

Pedro foi o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma, sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos. Foi  o primeiro Bispo de Roma. Essa circunstância é importante, pois daí provém a primazia do Papa e da diocese de Roma sobre toda a Igreja Católica; posteriormente esse evento originaria os títulos "Apostólica" e "Romana Segundo a Bíblia, seu nome original não era Simão.
 Nos livros dos Atos dos Apóstolos, Cristo mudou seu nome para כיפא, Kepha (Cefas em português), que em aramaico significa "pedra", "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.


Hoje são Pedro é um dos santos mais populares da igreja católica, o seu dia festejado por muitos fieis que atribui ao santos muitas graças recebidas.
É o que acontece durante decadas na Barra de Caravelas. Por ser São Pedro, o patrono dos pecadores, a Barra uma comunidade pesqueira, é também com muita honra que os pescadores do povoado, celebram uma grande grande festa em honra ao seu patrono. 
Este ano foi diferente, a pedido do Pe.Wanderley Oliveira, a comunidade religiosia, realizou o Triduo de São Pedro de 26a 29 de Junho. Foram três dias de culto em agradecimento ao intercessor dos pescadores,  A missa solene foi celebrada na igreja Nossa Senhora da conceição, prersidida pelo Pe. Wanderlei de Oliveira. Logo  após os fiéis sairam da praça da igreja levando a imagem  até a praia para a procissão maritima. Onde os pescaodres esperavam para o desfile dos barcos, centenas de pessoas acompeanharam o momento e durante a procissão a filarmonica Lira Imaculada Conceição, animava o cortejo entoando a boa musica católica. De volta a igreja o padrer fez o encerramento da festa abençõando todos os fieis presentes. Até na oportunidade foi passo o ramo para a nova festeira, Zenobia alcantara. Uam linada celebração martit São pedro, essa que uma devoção de fé, que atrai muitas visitantes a comunidade para participarem dos festejos
.

Arraial do Pescador.

durante as  três noites o agito aconteceu no Bar do Pescador, com apresentação das quadrilhas, das marisqueiras, dos jovens e grande paarticipação dos foliões que naõ perderam nem momento do evento que foi realizado com muita alegria e descontraçaõ sem qualqeur incidente. Foram distribuidos gratuitamente quentão e bobó para as pessoas presente no Arraial do Pescador. Agito ficou por conta dos grupos de forró que fizeram a animação da galera. Todo o evento foi organizado pelo casal Toca e Nona,que contaram con o apoio das marisqueiras, pescadores e voluntarios.