sexta-feira, 12 de abril de 2013


Direitos adquiridos
Mudança na legislação pode desencadear avanços na educação, no trabalho e dentro de casa

Finalmente  as empregadas domésticas, passam a ter seus serviços valorizados, a emenda constitucional recém-aprovada que dá mais direitos a essas profissionais, pode impulsionar a tão aguardada redistribuição das atividades inevitáveis do dia a dia(O Globo) —São quase 7 milhões de domésticos trabalhadores no país e isso permite  desencadear uma onda de avanços na sociedade brasileira, se houver pressão nas empresas, no governo e dentro das famílias. Mesmo o serviço doméstico estando presente em apenas 10% dos lares brasileiros, o aumento de custo com os novos direitos pode levar essas famílias, concentradas na classe média, a reivindicar mais creches, que só alcançam 20,8% das crianças de até 3 anos, mais escolas em tempo integral e divisão igualitária das tarefas da casa. Essa decisão pode afetar  os lares brasileiros, muitas famílias que não poderão manter seus funcionários terão de se reorganizar para viver em uma rotina que vai tornar obrigatória a participação de homens, mulheres e crianças nas tarefas domésticas.
E como vai ficar isso em nossa cidade? Uma vez que temos muitos lares que utilizam os serviços desses profissionais e não chegam se quer a pagar a metade de um salario minimo. Com a nova emenda, será que os profissionais caravelenses vão querer ter suas carteiras assinadas? Quem perde com isso o empregador, ou o empregado? e quem pode ganhar? Deveria ser o empregado? Porém, se falando de Caravelas, o funcionário do lar aqui não terá muita opção ou quase nenhuma, uma vez que, como dissemos poucos patrões podem está dentro da lei, sendo que a maioria é de classe média baixa, e deve ganhar aproximadamente dois salários mínimos por família.  
Eis um caso a se pensar. É muito importante para a sociedade saber quer finalmente os nossos políticos estão dando direitos, a quem merece realmente ser respeitado e, esses profissionais na maioria das vezes tem uma carga horária fora dos padrões trabalhistas, e agora podem viver a realidade de cumprir seus deveres e, em contra partida sendo respeitados como todo trabalhador. Esperamos e torcemos que outras emendas tão importante como essa seja também aprovadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário