quinta-feira, 13 de setembro de 2012

RESEX DO CASSURUBÀ REALIZOU DEBATE  COM CANDIDATOS A PREFEITURA DE CARAVELAS.
Segundo o site caravelasnews aconteceu no dia (11/09) terça-feira, no Centro de Visitantes do Parque dos Abrolhos, na praia do Kitongo em Caravelas um debate entre os candidatos a prefeito de Caravelas, realizado pela direção  Reserva extrativista do Cassurubá (RESEX), com o objetivo de ouvir as propostas dos candidatos direcionadas para os moradores das zonas ribeirinhas. ainda segundo o site o atual  prefeito Jadson Ruas, e pretenso candidato a reeleição  alegando compromissos pessoais, não compareceu ao debate. 
ja os então concorrentes Silvio Ramalho e Jurandir Boa Morte marcaram presença acompanhados de seus assessores e responderam as perguntas elaboradas previamente por integrantes da RESEX, que teve como mediador o extrativista Ronaldo Freitas, da Reserva de Corumbau.Jurandir e Silvio responderam perguntas sobre, saúde, educação, pesca, incentivo ao turismo, esporte e projetos direcionados para os jovens. Entre os projetos do plano de governo dos candidatos Jurandir Boa Morte e Silvio Ramalho, estão:

                                 
Saúde

Jurandir: Aquisição de uma lancha equipada com médico para  fazer o atendimento na própria reserva.

Silvio: Buscar junto ao governo a aquisição de uma ambulância do SAMU, para atender os moradores da zona ribeirinha, construir banheiros com fossa séptica, e construir  Pier para facilitar a chegada dos barcos.

                                 
Educação

Jurandir: Construir colégios e ampliar as escolas existentes, adquirir um barco para fazer o transporte dos alunos que estudam na sede.

Silvio: Proporcionar condições para que os alunos estudem  na sua região sem precisarem se deslocar  para sede, adequar as escolas existentes e qualificar professores da própria RESEX, para que não precise  deslocar professores da sede para a zona ribeirinha

Pesca

Jurandir: Criar a secretaria de pesca, construir oficina para manutenção de barcos, buscar junto aos bancos oficiais financiamentos para os pescadores, buscar junto a secretaria estadual da pesca, incentivo para o óleo diesel.

Silvio:  Abrir o leque, construir tanques, buscar junto ao  Ministério da  Agricultura parceria para aquisição de caminhão apropriado para transportar o peixe, construir uma fabrica de gelo, buscar subsídios para a compra de óleo diesel para os pescadores, e compra de material conveniado com o município, o que traria uma  economia de 30% para o pescador.

Abastecimento de água

Jurandir: Construção de reservatório com equipamento apropriado para a captação de água da chuva, construção de cacimbas, com fiscalização de funcionários públicos para garantir  a qualidade da água da RESEX.

Silvio: Construção de cisternas encamisadas e operadas por cata-vento, já que na reserva não existe energia elétrica, a CERB já tem projetos direcionados para as comunidades sem energia elétrica com a construção dos cata-ventos que ficam em torno de 8 mil reais.

Política para os jovens

Jurandir: Incentivar projetos nas áreas de canoagem, internet, guia turístico, dentre outros.

Silvio: Proporcionar condições para que os jovens das zonas ribeirinhas permaneçam  na região, criar geração de emprego e renda, incentivar a agricultura familiar e a produção de frutas nativas, com  isso diminuir a evasão dos jovens para a cidade e consequentemente diminuir o ingresso dos jovens no mundo das drogas e do crime.No final do debate os candidatos agradeceram a oportunidade a eles oferecida pela RESEX de poder expor o plano de governo de cada um. 
Jadson não comparecendo demostrou para os presentes a falta de compromisso com os ribeirinhos.Joaquim Rocha Neto, analista ambiental da Resex Cassurubá, organizador do evento se disse satisfeito com o resultado do debate, mas lamentou a ausência do prefeito Jadson Ruas, e disse que Jadson perdeu a oportunidade de expor seus projetos para os moradores da zona ribeirinha. O debate foi gravado em vídeo e será exibido para os moradores da zona ribeirinha que não puderam comparecer ao debate. 

Fonte: Caravelasnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário