sexta-feira, 29 de junho de 2012

 A igreja católica comemora o dia de seu primeiro Papa.
 São   Pedro  

Segundo a Bíblia antes de se tornar um dos doze Apóstolos de Cristo, Pedro  era pescador. Teria nascido em Betsaida e morava em Cafarnaum. Era filho de um homem chamado João ou Jonas e tinha por irmão o também o apóstolo André. Seu nome de origem era Simão.  A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com a Igreja Católica em Mt 16, 18, quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." Jesus comparava Simão à rocha. Pedro foi o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma, sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos. onde permaneceu até a morte, em 29 de junho do ano 67 D.C, quando foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como o seu Mestre. Foi sepultado onde hoje está a maior igreja do mundo: 
A Basílica do Vaticano.  Hoje a igreja católica o tem como Patrono dos pescadores, e varias cidades em todo mundo comemora seu dia principalmente por o primeiro papa. Já totalizando assim 265 Papas. A Barra de Caravelas é única comunidade da Paróquia Santo Antonio que festeja o Santo. Esse ano A festeira é a senhora Zenóbia e Família. E desde do dia 26 acontece o tríduo de São Pedro na comunidade Nossa Senhora da Conceição em Barra de Caravelas. 
Onde tem passados muitos fieis durante as celebrações, que foram presididas por leigos comprometidos com igreja. A primeira noite a abertura teve a direção de Edvaldo Souza, Coordenador do Movimento Mãe Rainha, A segunda noite Conceição Falcão, presidente da Legião de Maria e encerando o tríduo, Fabio Pinheiro, coordenador de Liturgia. Hoje às 13:00 horas acontece a Santa Missa presidida pelo Padre Wanderley Oliveira, em seguida a tradicional procissão marítima, que conta todos os anos os a presença dos pescadores e marisqueiras, que enfeitam suas embarcações para um grande desfile marítimo. Após o ato religioso a comunidade ainda pode se divertir com as quadrilhas tradicionais e os muitos forrós que acontecem em clubes da comunidade pesqueiras.

Um comentário:

  1. É muito lindo saber que as pessoas tem fé. E uma comunidade unida é uma benção de Deus.

    ResponderExcluir