sábado, 30 de junho de 2012


A comunidade da Barra de Caravelas festeja São Pedro. 
Todos os anos é assim a Barra realiza os festejos de São Pedro, no âmbito religioso com a participação de muitos devotos que enchem o templo para pedirem a intercessão do Padroeiro dos pescadores.

Aconteceu em Barra de Caravelas de 26 a 29 de Junho na igreja Nossa Senhora da Conceição, o Tríduo de São Pedro. Todos as noites a partir das 19:30 horas, foi realizado o culto em honra ao padroeiro dos pescadores. 
As celebrações foram presididas por leigos comprometidos com a igreja. E cantada pelos corais Nossa Senhora da Conceição e o Coral Josc.  Durante os três dias do tríduo muitos fieis participaram do ato religioso expressando sua fé e levando suas homenagens ao santo. 
O dia 29, sexta-feira, às 05:00 horas da manhã os festeiros  “Zenóbia e Família” ofereceram um delicioso café da manhã para a comunidade. Em seguida a filarmônica Lírica I.  Conceição, entoou cânticos religiosos pelas ruas do Povoado em animada alvorada. 

Às 13:30 horas a imagem saiu da igreja acompanhado por centenas de devotos que após o transladarem  o andor até a praia puderam da continuidade as homenagens com um belo cotejo marítimo. Muitos pescadores enfeitaram seus barcos e com muita fé deram seguimento a procissão por cerca de uma hora e meia. 
Logo depois teve inicio a santa missa celebrada pelo padre Wanderley Oliveira que em sua homilia enfatizou a importância de Pedro para igreja católica e de sua primazia por ser o primeiro papa e rocha na qual Jesus instituiu sua igreja.
Festejos de São Pedro.
Durante as três noites a comunidade de Barra de Caravelas também pode curtir os festejos juninos com muitas quadrilhas, leilões e forró pra todos os gostos. Na Praça Ary Leite, o arraial da Flic, animou os espectadores, com o agito dos músicos da filarmônica, que se vestiram de caipira, e junto aos jovens da comunidade apresentaram uma quadrilha bastante animada e irreverente. Para encerrar a noite festiva, no Bar do Pescador se apresentaram cantores da região. Lavando os foliões a caírem no gostoso arrasta pé até altas horas. 
Todos os anos é assim a Barra realiza os festejos de São Pedro, no âmbito religioso com a participação de muitos devotos que enchem o templo para pedirem a intercessão do Padroeiro dos pescadores.Quanto o lado folclórico não fica não pra trás. Os adeptos dos agitos juninos saem às ruas para curtirem o que a Barra de caravelas sabe fazer de bom organizar e proporcionar a todos momentos de alegria e diversão. Que próximo ano seja ainda melhor, e você possa está aqui e festejar com todo esse povo.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário