segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Festa de São Benedito na Barra
(Foto: Robson Falcão) 
Foi realizado na Barra de Caravelas nos dias 22 e 23 de outubro festa em honra a São Benedito. O ato religioso teve inicio no sábado às19: 30h, com culto presidido pelo missionário do movimento Mãe Rainha, Edvaldo Souza, cantado pelo coral Jebuc.
A santa missa aconteceu no domingo às 10:15h, celebrada pelo Pe. Wanderley Oliveira, e cantada pelo coral Nossa Senhora da Conceição, centenas de fieis marcaram presença. 
(Foto: Robson Falcão) 

A tarde às 17:00h, a procissão tomou as ruas do povoado, acompanhada por muitos devotos. Assim como a marujada de Prado que veio especialmente para fazer parte do evento religioso a convite dos festeiros, Marcelo Kern, Monica R. Kern e Maria Inácio Ribeiro, (Amor). A Filarmônica Lira Imaculada Conceição mais uma vez contribuiu para tornar o evento ainda mais especial.
(Foto: Robson Falcão) 

A Marujada é uma festa folclórica de origem africana comemorada em muitas cidades da Bahia. Todo o grupo veste roupas brancas com detalhes azuis, todas enfeitadas com muito brilho e fitas coloridas. O desfile é acompanhado de canções simples que fazem referência ao mar e ao santo homenageado. Acredita-se que negros escravos, devotos de São Benedito, deram origem a esta manifestação popular. O Diário conversou com o chefe da marujada de São Benedito, de Prado-BA
(Foto: Robson Falcão)
Abitonio B. Santana, aos 77anos,
mestre da marujada São Benedito.
Abitonio Barbosa Santana, marujo desde 17 anos. Hoje é mestre da marujada, função que exerce com muito amor e fé. Porque quem se pega com São Benedito, nunca cai. Disse o chefe da marujada. Ainda segundo Abitonio, a marujada conta com mais de cem participantes, em apresentações realizadas em prado, que acontecem nas primeiras segundas-feiras, após a sexta-feira da paixão. E normalmente eles viajam por varias partes do país, difundindo ainda mais essa belíssima tradição. Afirmou o mestre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário