segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


Festa de São Sebastião na Barra de Caravelas
Da religião a tradição folclórica.

Foto: O SAMBURÁ
Mais uma vez a comunidade católica da Barra de Caravelas festejou nos dias 19 e 20 de Janeiro, o Santo e mártir São Sebastião.
Como reza a tradição o aquecimento para as comemorações começam no dia primeiro de Janeiro com a puxada do mastro, que reúne dezenas de pessoas, tanto da comunidade como também visitantes, juntos saem pelas ruas arrastando um tronco de árvore devidamente preparado, tendo uma corda amarrada e mais duas peças de madeira que são usados pelos participantes para travar o mastro.
Em disputa alegre e festiva onde a intenção é fazer com que o tronco ande bem pouco o que leva os participantes a euforia. Saindo da praia do Grauçá, os foliões arrasta o tronco por todas as ruas do povoado, com destino a porta da igreja nossa Senhora da Conceição.
Lá o mastro fica até o dia 19 de Janeiro quando acontece novamente outro evento interessante a descida do pavilhão do ano anterior, que tem a ponta uma bandeira com a imagem do Santo, “o retrato é  feito a mão por artistas locais, e todo ano é substituído”. A troca do mastro acontece as 05 horas da manhã e é acompanhado por religiosos, devotos e turistas. O asteamento é feito ao som da gaita e da caixa, em uma  repetitiva marcha, que também é mantida ha muitas  décadas.  Ainda no dia primeiro a tarde, sai as ruas a ponta, que nada mais é, do que um pedaço de madeira, fino e leve. 
Este é todo ornamentado com flores, só as mulheres podem carrega-lo, com muita alegria elas invadem as ruas cantando um único refrão: “mulheres da Barra saía no portão, venham a ponta de são Sebastião, todo mundo já dizia que a ponta não saia, a ponta está na rua com prazer e alegria”...  Também este pedaço de madeira tem um significado todo especial, pois ela será adaptada ao mastro. Por ser mais fino este pedaço vai à ponta do mastro e nele será colocada a bandeira. Que será erguida enfrenta a igreja na praça central onde ficara durante todo o ano. Só é trocado novamente no ano seguinte onde mais vez será repetido todo o processo.
Às 05 horas da tarde, do dia 19 de janeiro de 2013, saiu à rua os mouros e cristãos e deram inicio as batalhas, com embaixadas e um número grande de pessoas que acompanham todo o percurso feito pelos soldados.
 As 19 horas teve inicio o culto de São Sebastião, dirigido por leigo da comunidade, os cânticos ficaram  por conta do músico e maestro  Adelson, e mais uma vez, contou com a presença de dezenas de fieis entre eles os festeiros. No dia seguinte os soldados, trajados de vermelho e azul votam às ruas e participam da Santa Missa. Que esse ano teve inicio às 09 horas da manhã e foi presidida pelo pároco, padre Wanderley de Oliveira, cantada pelo coral Imaculada Conceição. Estiveram presentes centenas de devotos, turistas e visitas que lotaram a igreja. Após o encerramento da celebração começou novamente a batalha entre mouros e cristãos. A tarde as 05:30 horas, saiu da porta da igreja a procissão com imagem histórica do santo guerreiro, por volta das 19:00 horas foi entoada a ultima embaixada enfrente a igreja, e foi arrancado o pique e declarado o próximo festeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário