quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Deixem as baleias namorarem.
Os voluntários do Greenpeace foram às ruas de Recife, Rio, Salvador e São Paulo neste fim de semana, 13 e 14 de agosto, para alertar a população sobre os riscos da exploração de petróleo e gás na região de Abrolhos.
Com o lema “Deixe as baleias namorarem” – referência às baleias jubarte, que de julho a novembro fazem de Abrolhos seu local preferido para acasalar, dar à luz e amamentar – os voluntários montaram pontos verdes para receber os visitantes com atividades para crianças e adultos.
Além de assinar a petição contra o petróleo em Abrolhos, o público pode conferir uma exposição de fotos sobre as belezas naturais da região, saber mais sobre o pedido de moratória e tirar fotos para demonstrar seu amor pelas baleias. Para as crianças, atividades como pintura na face e desenhos para colorir animaram o dia.
Deixe as baleias namorarem
O Greenpeace Brasil começou uma campanha por uma moratória de 20 anos na exploração de gás e petróleo nos arredores do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, lar das baleias jubarte, do coral cérebro e de outras 1300 espécies.
Com uma área aproximada de 93.000 km², a moratória estabelece uma zona de segurança ao redor do parque nacional, evitando que um desastre ambiental contamine ecossistemas sensíveis, responsáveis pela reposição dos estoques pesqueiros e reprodução de inúmeras espécies ameaças de extinção.
A moratória, entretanto, depende de um acordo entre o governo e as empresas com blocos de exploração nesta região. São elas Petrobrás, Vipetro, Perenco, OGX, HRT, Shell, Vale, Cowan, Sonangol e Repsol.
A campanha lançou uma petição online, em que está recolhendo assinaturas da população a favor da moratória. Esta petição será levada às empresas e autoridades, e pode ser acessada pelo endereço: 

www.greenpeace.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário