sábado, 30 de março de 2013


Prefeitura de Caravelas realiza Projeto de Fortalecimento do Empreendedorismo Turístico.

Através do Programa Caravelas em Ação a cidade de Caravelas está recebendo um Projeto de Fortalecimento do Empreendedorismo Turístico, com várias oficinas e cursos durante os meses de Março e Abril. 



Sabendo do grande potencial turístico da região da Costa das Baleias, principalmente com a realização da Copa do Mundo no Brasil, o SEBRAE, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Caravelas, através de sua Secretaria de Turismo, Esporte e Meio Ambiente, vem oferecendo vários cursos de qualificação empresarial para agentes que atuam no turismo no município.

Após a abertura das ações com a palestra: O espetáculo é Você, que aconteceu no dia 12 na Câmara dos Vereadores e reuniu empresários, empreendedores e formadores de opinião, durante os dias 18 a 23 aconteceu no Hotel Marina Porto Abrolhos, localizado na Comunidade da Barra de Caravelas, o I Curso de Manipulação de Alimentos, parte do Programa Alimentos Seguros, que reuniu um grupo de 33 alunos entre eles empreendedores individuais, ambulantes e informais atuantes no ramo alimentício de Caravelas. Nesta mesma semana aconteceu o Curso de Gestão Visual de Lojas, reunindo lojistas de Caravelas.

Para o mês de Abril está previsto para acontecer em Caravelas o  Curso Técnicas de Vendas (dias 01 a 04), o Curso Gestão Empresarial Integrada (dias 15 a 18)  e uma palestra sobre Gestão de Empreendimentos na Câmara dos Vereadores no dia 30. Na cidade de Barcelona, distrito de Caravelas, vai acontecer mais uma edição do I Curso de Manipulação de Alimentos, parte do Programa Alimentos Seguros.

Para saber mais é preciso entrar em contato com a Secretaria de Turismo de Caravelas, pelo telefone: (73) 3297-1404 ou no SEBRAE em Teixeira de Freitas, pelo telefone: (73) 3291-4333.


terça-feira, 12 de março de 2013


Começa o Conclave. Quem será o novo Papa?

Nessa terça-feira, (12), em missa realizada antes do início do conclave para escolher o sucessor do papa Bento XVI, que começa hoje.O cardeal decano, Angelo Sodano, durante a missa 'Pro eligendo Romano Pontifice' pediu  pela unidade da Igreja.
'Peço que se comportem de maneira digna, com toda humildade, mansidão e paciência, suportando-se reciprocamente com amor, tentando conservar a unidade do espírito através do vínculo da paz', disse Sodano, que lembrou a carta aos Efésios do apóstolo Paulo, 'que começa com uma forte chamada a unidade eclesial'.
Sodano, que não participará do conclave por ter 85 anos, acrescentou que Paulo reconhece que na unidade da Igreja existe uma diversidade de dons, mas que essa diversidade 'está em função da edificação do único corpo de Cristo'.
Sodano expressou além disso a gratidão dos cardeais a Bento XVI e pediu a Deus que dê 'outro bom pastor para sua santa Igreja'.
'Ao mesmo tempo queremos implorar ao Senhor que através da solicitação pastoral dos cardeais queira em breve conceder outro bom pastor a sua Santa Igreja'.
O cardeal decano pediu a Deus que dê a Igreja um novo papa 'com um coração generoso' e disse que seguindo a linha dos últimos pontífices o sucessor de Bento XVI deve promover 'sem cessar a justiça e a paz'

segunda-feira, 11 de março de 2013

Já está em Caravelas a CARAVANA DO ESPORTE E DA MÚSICA

A primeira atividade tem início amanhã (10), com abertura no palco montado na Praça Teófilo Otoni, em frente à Rodoviária. Esta Caravana do Esporte e da Música é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias de Turismo, Esporte e Meio Ambiente, o canal ESPN Brasil, o UNICEF, o Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e o Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury. 

Fonte: Filarmônica Lira

sexta-feira, 8 de março de 2013


Em cumprimento a lei. Juiz determina multa caso escolas Baianas não toquem o Hino Nacional.
Segundo o site Bahia  Noticias a partir de 15 de março, os professores e diretores de escolas públicas e particulares dos municípios baianos de Olindina, Crisópolis e Itapicuru que não executarem o hino nacional, ao menos uma vez por semana, terão que pagar multa. A decisão é do juiz da Vara da Infância, responsável pelas três comarcas, José Brandão Netto, que impôs o valor de um a quatro salários mínimos caso a decisão seja descumprida. Essa não é a primeira vez que o magistrado estabelece medidas para que as unidades escolares toquem o hino."Já cheguei a pedir para um delegado intimar quatro professores para ir à delegacia no ano passado", contou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. O juiz quer que seja cumprida uma lei federal que determina o canto da "Pátria amada, salve, salve!" nas escolas. A lei é de 1971, mas a obrigação semanal foi assinada em 2009 pelo então vice-presidente José Alencar, em um dia como presidente interino. A nova portaria estabelece ainda a proibição do uso do aparelho celular em sala de aula. Além disso, estudante que faltar aula deve ser levado ao Conselho Tutelar. Se for reincidente, a multa aos pais pode chegar a até 20 salários mínimos. Caso alunos sejam encontrados em lan-houses ou bares no horário de aulas, o dono do estabelecimento também será multado. O juiz diz que as medidas visam combater a evasão escolar e o analfabetismo. Itapicuru, por exemplo, tem a segunda maior taxa de analfabetos na Bahia. mas, isso deveria acontecer em todo o estado para que no futuro nossos não desconheçam as  estrofes de um dos mais lindos hinos nacionais do mundo.
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br

Eis Goleiro é Condenado a 22 Anos de Prisão.
Foto: meionorte.com
 O  desapareceu de Eliza Samudio ocorreu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro, de quem foi amante. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade. Isso levou Bruno a ser o principal suspeito a ser mandante do do assassinato de Eliza.
No início da madrugada desta sexta-feira (23), no Fórum de Contagem, em Minas Gerais,o júri popular formado por cinco mulheres e dois homens condenou o ex-jogador e goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes de Souza a  22 anos e 3 meses pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio e também pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho.  Bruno foi condenado a 17 anos e 6 meses em regime fechado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima), a outros 3 anos e 3 meses em regime aberto por sequestro e cárcere privado e ainda a mais 1 ano e 6 meses por ocultação de cadáver. A pena foi aumentada porque o ex-atleta foi considerado o mandante do crime, e reduzida pela confissão do jogador. Enquanto Dayanne Rodrigues, ex-mulher do jogador, foi absolvida da acusação de sequestro e cárcere privado do bebê. A sentença da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues foi lida em 19 minutos. Em sua decisão, ela disse que a personalidade de Bruno "é desvirtuada e foge dos padrões mínimos de normalidade" e destacou que "o réu tem incutido na sua personalidade uma total incompreensão dos valores". A magistrada afirmou ainda que "a execução do homicídio foi meticulosamente calculada" e que "Bruno acreditou que, ao sumir com o corpo, a impunidade seria certa". Por fim, lembrou que, assassinada, "a vítima deixou órfão uma criança de apenas quatro meses de vida". Afirmou a magistrada.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Margareth Meneses em Caravelas.


Foto: NOTICIAS R7.COM
Segundo informações da repórter e editora do "Jornal Comunitário o Samburá" Adriene Coelho, a presença da cantora na cidade só será possível devido o convite feito pelo canal ESPN Brasil, que vai está gravando um documentário na cidade de Caravelas no próximo dia 13 de Março.

Caravelas vai receber entre os dias 11 e 14 de março a Caravana do Esporte e da Música, numa parceria entre a Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias de Turismo, Esporte e Meio Ambiente, o canal ESPN Brasil, o UNICEF, o Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e o Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury.

Através de atividades esportivas e de arte-educação monitoradas por ídolos do esporte brasileiro e professores vindos de São Paulo, em Caravelas a Caravana pretende atender 3 mil crianças e jovens entre 7 e 17 anos e 250 professores e multiplicadores interessados em participar de cursos de arte-educação e esportes.

As atividades vão acontecer no Estádio Municipal, na AABB e no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Praia do Kitongo. Junto com a Caravana vai também estar montado na cidade do Cirque Erê, onde a cantora Margareth Menezes vai fazer um show e também vai estar conversando com os presentes sobre sua trajetória musical e o projeto social que desenvolve na Península do Itapajipe.

Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente mais de 187 mil crianças e adolescentes e 18 mil professores da rede pública de ensino de 73 municípios de 17 estados brasileiros, com atividades que seguem os princípios: participação de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.

No período vai estar sendo produzido um documentário com uma hora de duração, com abordagem sócio-econômica da realidade da infância, da educação pública, além de questões históricas, culturais, geográficas e ambientais da região visitada, que será exibido pela ESPN Brasil, no dia 30 de março.

Em seu oitavo ano de atuação, o projeto da Caravana está inscrito na Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o apoio de importantes patrocinadores como Vale, Itaú, Vivo, Instituto Pepsico, Redecard e Camargo & Correa.

Documentário ESPN
A cantora baiana Margareth Menezes deve embarcar no dia 13 de março até Caravelas, para gravar um documentário produzido pelo canal ESPN Brasil. A artista, que recentemente fez uma participação na microssérie O canto da Sereia, deve participar dos projetos Caravana da Música e Caravana do Esporte. O convite foi aceito pela cantora nesta última quarta-feira, 27.
No documentário, além de cantar e conversar, Margareth interage durante as atividades e fala um pouco sobre carreira e seu próprio projeto social, a Fábrica Cultural, que atua com jovens e crianças da Península de Itapagipe, em Salvador.

Fonte: Teixeiranews