quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


Blocos carnavalescos animam a Barra de Caravelas

CUECA ELÉTRICA
TÔ COMENDO ÁGUA










Durante o carnaval às ruas do centro da Barra ganha um colorido todo especial com animação dos blocos alternativos que levam centenas de pessoas a cair na folia.
Na sexta de Carnaval o Bloco TÔ COMENDO ÁGUA E, NÃO QUERO CONSELHO agitou a moçada, ao som do grupo de marchinha.  A folia continuou no Sábado, dessa vez foi o Bloco CUECA ELÉTRICA, em comemoração a seus 5 anos, que trouxe energia e muitos foliões a percorerem as estreitas ruas da comunidade com muito axé e euforia. Vejam o baixo foto dos blocos.




























  

  

  

  

  


 Fotos: Girlândia Rodrigues, Edvaldo Souza, Tiago Lima e Ramon Pimenta

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


Prêmio Zé da Ilha

A Prefeitura Municipal de Caravelas junto a Secretaria Municipal de Cultura realizou este ano o 2° concurso de marchinhas carnavalescas. A homenagem foi para o saudoso Zé da Ilha, inesquecível para muitos caravelenses com sua legria que contagiava a todos na folia do trio Kitongo2001. Zé da Ilha deixou uma arca muito importante na cultura de Caravelas.
O concurso foi realizado em 12 de fevereiro com a participação de vários grupos com talentos maravilhosos. As marchinhas foram avaliadas pela letra e pela harmonia. A premiação foi de 1.500,00 para o grupo que fosse eleito em primeiro lugar, 1.000,00 para o segundo lugar e 500,00 para o terceiro lugar. A marchinha vencedora foi apresentada pelo grupo da Barra, município de Caravelas. A letra foi de autoria de Dulce Cavallaro e interpretada pólos músicos Dedé e Vanessa com o apoio de mais três interpretes que se destacaram fazendo todo o harmônio com a musica.
Caravelas esta de parabéns resgatando sua cultura.
Por Dulcineia Cavallaro

Letra da marchinha.

          Porto  Histórico

Caravelas, berço de tanta beleza 
Cara a cara frente a frente a natureza 
Sua historia tem cultura e tradição 
No carnaval muita folia e animação
oh! Caravelas 
Sua beleza gira em torno da emoção
Tem gente bela
É índio, é branco e tem o negro da paixão
Porto de troca
Portugal força marcante popular 
Deixou raízes duras e riquezas mil
Ponto histórico inicio do Brasil.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Jornal Comunitário O Samburá participa de Curso de Comunicação Socioambiental promovido pelo Parque Nacional do Pau Brasil, em Porto Seguro.

O repórter Edvaldo Souza e a fotógrafa Girlandia Rodrigues, do Jornal Comunitário O Samburá, participaram no sábado, 11/12, da Oficina de Fotografia do Parque Nacional do Pau Brasil, que aconteceu em Arraial D’ajuda, Porto Seguro-Ba. Esta atividade faz parte das ações do Projeto de Implementação de Atividades de Comunicação Socioambiental junto ao Conselho Gestor do Parque Nacional do Pau Brasil, financiado pelos Corredores Ecológicos, que tem por finalidade aproximar a comunidade do entorno ao Parque.
A Oficina de Fotografia foi ministrada por Maiara Ribeiro, formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas e especialização em Educação e Novas Tecnologias de Comunicação, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Pela manhã foi aplicada a parte teórica, à tarde o grupo conheceu a área do entorno do Parque para a prática da fotografia.
Marcaram presença 36 pessoas, a maioria representante das comunidades do entorno do Parque, moradores das localidades de Vale Verde, Bom Jesus, Pataxó da Aldeia Velha, Projeto Vale Verde e Vera Cruz, além dos representantes do Jornal O Samburá, de Caravelas e do Jornal Tanara, ligado à Resex Corumbau, no município de Prado, que tiveram apoio do ICMBIO local, através das RESEX do Cassurubá e de Corumbau.
Dando continuidade à atividade, nos dias 08, 09 e 10 de Março haverá novo encontro, quando será realizada a Oficina de Produção do Jornal Comunitário no Centro e Cultura de Porto Seguro, quando serão trabalhados temas como leitura crítica de jornais, produção de textos, concepção do jornal (nome, matérias, divisão das matérias por grupo). Nos dias 30 e 31 de março, acontecerá mais um encontro para finalização da Oficina de Produção do Jornal.
Segundo os organizadores, a grande procura pela atividade, que superou o número de inscritos, estimado em 25 pessoas, foi uma grata surpresa, porém devido às limitações de espaço e da programação didática da oficina, só foi possível atender a 36 pessoas. Para a maioria dos participantes, assim como fazer parte do curso, a possibilidade de conhecer de perto o Parque Nacional Pau Brasil, foi uma experiência maravilhosa.









 Fotos: Edvaldo Souza, Girlandia Rodrigues, Sandro e Priscila.